DIA DO TRABALHO


01/05/2023

O Dia do Trabalho é um feriado que homenageia a luta dos trabalhadores por mudanças nas legislações trabalhistas e melhores condições laborais. Neste dia, é comum que os sindicatos promovam eventos de lazer especiais para os trabalhadores.

Algumas classes trabalhadoras também aproveitam essa data para organizar manifestações para melhorar as condições de trabalho. Esse tipo de evento ocorre no Brasil e em outros países, com leves diferenças.

O dia 1º de maio se tornou a data da celebração do trabalhador após uma série de manifestações que aconteceram nos Estados Unidos. Em 1886, trabalhadores foram às ruas das maiores cidades do país para reivindicar que a carga horária de trabalho diária fosse reduzida.

Esses eventos, que ocorreram a partir de 1º de maio, tornaram-se símbolos da luta pelos direitos trabalhistas. Porém, a data só foi reconhecida e se tornou feriado na Europa em 1890.

O primeiro dia do mês de maio foi, então, fixado como Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho, é marcado por comemorações que, de pouco em pouco, foram difundidas pelo mundo inteiro.

No fim do século 19, a indústria brasileira também passava por um processo de desenvolvimento acentuado. Esse crescimento também gerou os primeiros movimentos organizados de trabalhadores, em especial em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 1910, surgiu o Movimento Operário no país. Com isso, os trabalhadores foram impulsionados ainda mais por ideais socialistas e anarco sindicalistas, e os protestos se intensificaram.

Por iniciativa do Movimento Operário, em 1917, aproximadamente 50 mil trabalhadores paralisaram o trabalho em São Paulo. Essa iniciativa, então, se tornou uma prática comum dos trabalhadores, sempre no 1º de maio.

Em 1917, aconteceu em São Paulo uma das maiores greves gerais já ocorridas no Brasil. O movimento trabalhista foi ganhando cada vez mais força, e em 1924, o então presidente, Arthur Bernardes, decidiu adotar o 1º de maio como feriado em celebração ao trabalhador, seguindo o movimento internacional.

Porém, a valorização da data se deu especialmente no período do Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas. O então presidente aproveitou o 1º de maio para realizar eventos de promoção do governo, com festas para os trabalhadores.

Vargas também passou a usar a data para anunciar leis e outras iniciativas que atendiam às reivindicações dos trabalhadores. Exemplo disso são a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Justiça do Trabalho, que foram instituídas na data, em 1943 e 1941, respectivamente.

Porém, os primeiros registros da celebração aos trabalhadores no Brasil não aconteceram em 1º de maio, mas em 14 de julho. A data faz referência à Revolução Francesa, que tinha um grande feriado de confraternização universal pelo aniversário da tomada da Bastilha.

Esta provavelmente é uma das tradições trazidas pelos imigrantes europeus que vieram ao Brasil do fim do século 19 até as primeiras décadas do século 20. Eles também trouxeram consigo ideias anarquistas, comunistas e socialistas.

Atualmente, o dia do trabalho é comemorado com manifestações promovidas pelas principais centrais sindicais brasileiras, com o intuito de reivindicar melhores condições de trabalho.

 

Fonte: https://www.serasaexperian.com.br/carreiras/blog-carreiras/dia-do-trabalhador-conheca-a-origem-do-dia-1-de-maio/

    Compartilhar:
  • WhatsApp
  • Facebook